terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A Dieta do Cetônico – Sem carboidratos

A polemica dieta dos cetonicos, o topico “Dieta cetonica – sem carboidratos!”
Depois de fazer todas as dietas possiveis e conhecidas (sem efeito nenhum ou minimo), po indicação de uma amiga pesquisei e descobri esta que realmente está fazendo efeito, mas com acompanhamento de um nutricionista, então resolvi postar esta que pra mim está funcionando, minha amiga perdeu 8kg em uma semana, outra perdeu 10kg

Só pra deixar bem claro:

1 – Essa quantidade de kg perdidos por semana pode e deve variar de pessoa pra pessoa, isso é algo pessoal. Não esqueçam que cada corpo é um processo diferente ou talvez parecido. Então nao esperem que seja exatamente dessa forma, eu perdi 4 kg em duas semanas, fiquei revoltada, mas depois entendi.

2 – Se estiverem com dores de cabeça, por favor parem a dieta voltem a comer normalmente e procurem melhorar a qualidade de vida antes de iniciar uma dieta radical como essa.

3 – Não façam de maneira alguma a redução total dos carbs de um dia pro outro simplesmente do nada. Procurem ir removendo aos poucos as fontes de carbs durante 2 semanas ou como acharem conveniente.

4 – Faça sempre um treino adequado, não fique sentado no sofá esperando a gordura evaporar.

Enfim...

A Dieta do Cetônico
Por José Carlos da Silva

Há vários anos eu tento perder peso e já experimentei inúmeras fórmulas para isso, algumas com sucesso relativo, outras com profunda decepção, mas nunca desisti de tentar. Eu apenas ainda evito pensar nas opções cirúrgicas, pois são mais agressivas ao organismo e algumas quase irreversíveis e somente as quero considerar como última opção possível.

Nos últimos 18 meses, minha perda de peso estagnou, embora eu tenha seguido rigorosamente as orientações de minha gastroenterologista e esteja tomando alguns medicamentos que supostamente ajudariam no processo. Meu peso não baixou um só kilograma nesse período, o que me deixou bastante decepcionado comigo mesmo e com os métodos que tenho adotado.

Recentemente, recebi a agradável visita de meu sobrinho mais velho, o qual estava experimentando uma nova dieta e obtendo resultados rápidos de perda de peso. Após apenas 7 dias, ele já havia perdido 6 Kg. Hoje ele nos atualizou informando já ter perdido 10 Kg em 2 semanas, o que é no mínimo notável.

Após conhecer seus resultados, pesquisei mais a respeito e resolvi experimentar eu mesmo, sentindo “na pele” os resultados, juntamente com minha esposa e após confirmar os excelentes resultados, resolvi compartilhar com os leitores essa experiência, bem como os detalhes para que vocês também possam reproduzi-la em suas vidas e melhorar sua qualidade de vida.


Devo ressaltar que não se trata da Dieta de South Beach nem da Dieta do Dr. Atkins, embora existam diversas semelhanças.

Antes de começar a falar sobre a dieta em si, procurarei explicar um pouco sobre os principais grupos alimentares envolvidos na geração de energia para nosso organismo, justamente para que você possa compreender perfeitamente o porque desta dieta funcionar de verdade e trazer resultados sólidos em curto espaço de tempo.

CARBOIDRATOS

Os carboidratos são a principal fonte de energia do organismo. Eles são um grupo de substâncias químicas formadas por moléculas simples, conhecidas como sacarídeos; estes são combinados para formar os principais tipos de carboidratos: açúcares e amidos.

Os açúcares são carboidratos simples, formados por uma ou duas moléculas de sacarídeos ligadas são chamados monossacarídeos ou dissacarídeos. Os 3 mais conhecidos monossacarídeos são a glicose (cana-de-açúcar) , frutose (frutas) e galactose (leit ). A combinação de dois monossacarídeos formam o dissacarídeo que incluem a maltose, lactose, sacarose.

Os amidos são carboidratos complexos, constituídos de no mínimo 10 moléculas de sacarídeos, que devem ser transformadas antes de serem absorvidas pelo organismo. Para os especialistas, eles devem ser ingeridos como fonte de energia principal ao ienvés dos açúcares. São encontradas em muitas plantas alimentícias como: as frutas, vegetais, batata, derivados de grãos, pão, massas e cereais.

GORDURAS

As gorduras também entram no grupo dos nutrientes fornecedores de energia, elas são uma fonte de energia altamente concentrada e são utilizadas para acionar as reações químicas do organismo.

Existem dois tipos de gorduras – as saturadas e as insaturadas. Elas se diferem na composição química e na forma como afetam seu organismo. As saturadas são encontradas em derivados do leite e em alguns produtos de origem animal. Elevam a quantidade de colesterol no sangue, o que, por sua vez , aumenta o risco de doenças coronarianas. A maior parte das gorduras vegetais fornece quantidades maiores de gorduras insaturadas . Embora o excesso seja prejudicial, alguma gordura é saudável. Pequenas quantidades de ácidos graxos, liberados de gorduras digeridas são usadas como componentes estruturais das células . As gorduras são também valiosas no transporte das vitaminas A,D, E e K .

Alimentos ricos em gordura: Com alta porcentagem: Manteiga , óleo, maionese, margarina, gorduras das carnes. Com porcentagem mais baixa: leite integral (contém cerca de 8 g por copo sendo que o desnatado contém de 0,5 à 1,0 g), queijo, nozes, sobremesas, salgadinhos, biscoitos, chips, e uma grande variedade de produtos industrializados. Em geral, alimentos de origem animal são ricos em gordura, porém , um certo cuidado na preparação desses alimentos será possível a diminuição drástica de seu percentual de gordura. As carnes brancas têm menor quantidade de gordura. Ao se retirar a gordura das carnes e pele das aves será retirado grande parte de sua gordura total. Algumas carnes são sugeridas como alimento de baixa caloria e são consumidos de preferência pelos americanos, como o peixe por exemplo (salmão e atum).

As gorduras que ingerimos passam pelo estômago e vão para os intestinos, onde são dissolvidas pela ação de sais biliares, liberados pelo fígado. Enzimas secretadas pelo pâncreas transformam a gordura em ácidos graxos e glicerol, que podem penetrar na parede do intestino. Ali, eles se recombinam à razão de três moléculas de ácidos graxos para uma de glicerol, formando triglicérides são absorvidos pelo sistema linfático e passados à corrente sanguínea, que os transporta , ligados a proteínas e colesterol á células em todo o corpo. As células usam os ácidos graxos e o glicerol como fontes de energia. Toda a gordura em excesso é armazenada sob a pele, causando aumento de peso e obesidade. Alguns triglicerídeos são também transportados para o fígado, onde são usados para produzir colesterol.

O ESTOQUE DE ENERGIA

Imagine um automóvel bi-combustível (FLEX), com tanques separados para o álcool e a gasolina, dando preferência por gastar o álcool (mais barato) e gastando a gasolina somente quando o álcool acaba.

No nosso corpo, o combustível mais barato é o carboidrato e o mais caro é a gordura. Em outras palavras, nosso corpo somente vai queimar a gordura para a geração de energia quando seu estoque de carboidratos estiver esgotado.

A DIETA

O princípio básico da Dieta do Cetônico é forçar nosso organismo a consumir seu estoque de gorduras para a geração de energia, através do esgotamento de seu estoque de carboidratos. Como isso é feito? Simples. Continue a leitura …

Pode-se dizer que a dieta é constituída de três fases, tendo duração total de no máximo 15 dias, como segue:

A primeira fase é a mais difícil. Vamos eliminar totalmente o consumo de carboidratos de nossas refeições, obrigando nosso organismo a gastar seu estoque totalmente. Essa fase dura cerca de 2 dias para a maioria das pessoas, podendo chegar a 3 dias em alguns casos, conforme seu metabolismo. É fundamental que nesta fase não seja ingerido absolutamente nada de carboidrato para acelerar todo o processo.

Assim que o estoque de carboidratos se esgotar, nosso organismo iniciará um processo chamado de cetogênese, no qual é feita a produção dos corpos cetônicos, responsáveis por gerar energia a partir da quebra dos ácidos graxos. Com isso, a gordura acumulada sob a nossa pele passa a ser utilizada como fonte de energia para o organismo e a perda de peso se inicia.

Entretanto, este processo pode ser perigoso para o organismo, se mantido por longos períodos de tempo, o que poderia ocasionar acetoacidose. É por isso que a Dieta do Cetônico não pode ser mantida por longos períodos de tempo.

Na segunda fase, continuaremos evitando os carboidratos, mas haverá uma tolerância para ingestão de até 20 gramas diárias, o que corresponde a aproximadamente 10% da necessidade normal de nosso organismo. Esta fase começa assim que a cetogênese teve início e vai até o final da primeira quinzena da dieta. Uma característica interessante desta fase é que você automaticamente terá uma sensível e natural redução de apetite.

Na terceira e última fase, diversas frutas serão liberadas para consumo, desde que sua composição tenha menos que 10% de carboidratos, o que já torna a dieta menos restritiva e menos sofrida.

Durante a dieta, procure praticar exercícios regularmente, dentro de suas possibilidades, nem que seja apenas caminhada. Quanto mais energia você gastar, mais gordura o seu corpo irá queimar e mais peso você perderá.

A dieta pode ser feita por no máximo 15 dias sem interrupção. Após esse período, é necessário interrompê-la por pelo menos três dias, podendo ser retomada uma única vez por outro período de 15 dias. Em hipótese alguma prossiga com ela por mais tempo que isso, caso contrário você poderá prejudicar seriamente o seu organismo.

ALIMENTOS PROIBIDOS:


•CEREAIS: arroz, trigo, milho;
•LEGUMES: feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha, amendoim torrado;
•FRUTAS: algumas com mais de 20% de carboidratos: banana, uva, figo, ameixa, caqui;
•TUBÉRCULOS: batata-doce, batata, salsa, mandioca;
•AÇÚCARES: sacarose (açúcar de cana ou beterraba), glicose (açúcar de uva), lactose (açúcar de leite), maltose (açúcar de malte), frutose ou levulose (açúcar de frutas);
•OUTROS: leite, bolachas, farinha, mel, geléia, cerveja, apresuntado, cenoura, beterraba, maisena, macarrão, iogurte, pudim, achocolatados, salsicha, conservas, sagu, coxinha, tortas.

ALIMENTOS PERMITIDOS EM TODAS AS FASES

Os seguintes alimentos podem ser consumidos em todas as fases da deita, sem restrições, podendo ser ingeridos à vontade:


•VERDURAS E LEGUMES: repolho, alface, tomate, couve-flor, couve, brócolis, pimenta, cebola, pepino, abobrinha, quiabo, nabo, rabanete, acelga, jiló, salsão, chicória, escarola, palmito, berinjela, azeitona, pimentão e salsa.
•BEBIDAS: café, chá de ervas, limonada (sem açúcar é lógico, não usar limão rosa), refrigerantes DIET (prefira os que não tenham carboidratos).
•OUTROS: creme de leite, bacon, ovos, linguiça de porço, carnes de peixe, frango, presunto cozido, queijo, nata, nozes.

ALIMENTOS PERMITIDOS APENAS APÓS OS PRIMEIROS 15 DIAS

Após 15 dias, é permitido comer frutas que tenham menos que 10% de seu peso em carboidratos, mas sempre com moderação. São elas:

•abacate
•abacaxi
•caju
•carambola
•castanha-do-pará
•leite de coco
•figo
•goiaba
•jaca
•limão
•maracujá
•melão
•morango
•pêssego
SUGESTÃO DE CARDÁPIO

Durante os dois a três primeiros dias da dieta, deve-se evitar totalmente o consumo de carboidratos, a fim de acelerar a ativação da produção dos corpos cetônicos em seu organismo. A seguir, pode-se ingerir até 20 gramas de carboidratos por dia, sem comprometer a eficiência da dieta, mas convém evitar alimentos que contenham açúcares ou gorduras. A sugestão de cardápio a seguir foi obtida no site Dieta e Beleza e atende a esses requisitos. Em caso de dúvidas, monte a sua receita e faça a verificação da mesma através da Calculadora de Carboidratos e Gorduras para ver se ela se encaixa na dieta.

CAFÉ DA MANHÃ:

•Omelete Simples ou com Queijo e Presunto
•Ovos Mexidos
•Ovos com Bacon ou Ovos Cozidos
•Chá Gelado
•Café
•Presunto
•Queijo
•Salaminho
ALMOÇO:

•Salada de folhas verdes escuras
•Salpicão (Maionese caseira, salada, pimentão, frango, ovos cozidos, cenoura, chuchu, vagem e tomate)
•Carne de Vaca, Porco, Frango (caso haja molho, somente com tomates caseiros)
•Peixe, Camarão, Atum, Lagosta, Caranguejo ou Mexilhões
•Lingüiça caseira
•Ovos Mexidos, Ovos com Bacon ou Ovos Cozidos
•Omelete Simples ou com Queijo e Presunto
LANCHE DA TARDE:

•Chá Gelado ou Quente
•Café
•Queijo
•Salame
•queijos
JANTAR:

•Saladas
•Carnes magras
•Queijos
SUGESTÃO PARA SACIAR A VONTADE DE DOCES

•creme de leite com adoçante e umas gotas de baunilia,ou canela
•Gelatina Diet (Adocyl, Doce-Menor, Dr. Oetker)
DICA: Uma boa dica para qualquer dieta é não ficar muito tempo sem comer, caso contrário você terá muita fome na hora das refeições principais e acabará exagerando. O ideal é beliscar algo entre 2,5 horas ou 3hs após cada refeição principal. O que serviu muito bem aos meus propósitos nessa dieta foi o Queijo Polenguinho, o qual possui baixo teor em carboidratos e dá conta do recado para “enganar a fome”. O conjuento de três polenguinhos contém apenas 2 gramas de carboidratos. Logo, comer três deles pela manhã e mais três à tarde acrescentarão apenas 4 gramas de carboidratos à sua dieta. Além disso, o produto é pequeno, fácil de transportar e não precisa ser conservado em geladeira.

CARDÁPIO DE MANUTENÇÃO

Após concluir a dieta (seja após duas semanas ou após quatro semanas), você deverá adotar a dieta de manutenção para não voltar a ganhar peso. Isso é muito importante e lhe ajudará a educar os seus hábitos alimentares e melhora ainda mais a sua qualidade de vida. O cardápo a seguir foi obtido no site Dieta e Beleza:

Para cada refeição a seguir, escolha apenas uma das opçõeslistadas:

CAFÉ DA MANHÃ

•1 fatia de melão / 3 fatias de presunto magro / 2 fatias de queijo prato / 2 fatias de pão integral / chá de ervas ou frutas
•1 iogurte batido com morangos (e adoçante) / 2 fatias de presunto magro / 1 fatia média de queijo-de-minas / 1 copo (200 ml) de suco de mamão
•1 taça de salada de frutas / 1 iogurte desnatado / 1 copo (200 ml) de suco de acerola
•1 torrada integral com 1 fatia média de ricota / 1/2 papaia / 1 xícara de leite desnatado, café ou chá
•1 iogurte natural + 2 colheres sopa de aveia + 1/2 mamão papaia / 1 xícara de leite desnatado, café ou chá.
•1 taça de salada de frutas / 1 iogurte desnatado / 1 copo de suco de melão
•1 fatia grossa de queijo- de-minas / 1 xícara de leite desnatado café ou chá / 1 pêra
LANCHES E CEIA

•1 polenguinho
•1 iogurte desnatado de frutas
•1 fatia grossa de queijo-de-minas
•1 iogurte DESNATADO
•1 fatia de queijo-de-minas
•1 fatia de melão
•1 iogurte light de frutas
•1 xícara de morangos
•1 copo de limonada / 1 polenguinho
•1 danoninho / 1 copo (200 ml) de suco de caju
•1 polenguinho + 1 água-de-coco
•1 polenguinho / chá diet
•1 torrada integral com requeijão light ou com 1 fatia média de ricota
•1 frozen iogurt ou 2 danoninhos
•1 copo (200 ml) de suco de morango ou melancia.
•2 polenguinhos / chá diet
•1 pêra
•1 copo (200 ml) de suco de morango
•1 xícara de leite desnatado, café ou chá
ALMOÇO

•1 filé de salmão grelhado (180 g) / 6 colheres (sopa) de brócolis refogado / 1 prato de salada verde com 1 fio de azeite, limão e sal / 1 copo (200 ml) de suco de maracujá
•1 berinjela recheada com carne moída / 6 colheres (sopa) de espinafre refogado / 1 prato de salada de folhas (com um fio de azeite)
•4 salsichas de peru cozidas ou grelhadas / 2 colheres de sopa de repolho refogado / 1 colher (sopa) de mostarda / 1 prato de salada de folhas verdes e tomate com molho shoyu / 1 copo de limonada
•6 colheres (sopa) de picadinho de carne / 2 colheres (sopa) de arroz integral / 1 prato de salada de folhas (temperada com shoyu) / 1 fatia de melancia ou melão
•1 omelete (3 claras e 2 gemas) com 1 fatia de queijo branco / 6 colheres (sopa) de legumes cozidos / 1 prato de salada de folhas (temperada com azeite, sal) / 1 fatia de abacaxi
•1 bife grelhado 150 g / 6 colheres (sopa) de couve-flor cozida / 1 prato de salada de folhas (temperada com um fio de azeite, sal e limão) / 1 fatia de abacaxi
•2 coxas de frango assadas sem pele / 6 colheres (sopa) de abóbora refogada 1 prato de salada de folhas com palmito (temperada com shoyu) / 1 tangerina
JANTAR

•1 prato fundo de salada: alface crespa + agrião + 8 tubetes de kani + 40 g de queijo tofu em cubos / molho: 1 colher (sopa) de mostarda + suco de 1/2 laranja + 2 colheres (chá) de azeite
•1 filé grande de frango grelhado ou assado com cebolas / 1 prato de salada: alface, rúcula (ou agrião), pepino, com 1 colher (sopa) de nozes picadas e molho de iogurte
•1 prato de salada: alface + tomate e cenoura +1 filé de frango grelhado em cubos + 1 colher (sopa) de molho de iogurte ceia: 1/2 papaia.
•1 filé de salmão (180 g) ensopado com legumes / salada de folhas, tomate e lascas de parmesão (temperada com 1 colher de chá de azeite)
•1 sanduíche com pão integral, atum (em lata), cenoura ralada e 1 colher (chá) de maionese light / 1 prato de salada de folhas (com azeite e sal)
•1 prato de sopa de legumes (abobrinha, acelga, cenoura, chuchu, alho-poró, espinafre, tomate etc.) / 1 filé de frango (150 g) grelhado ou assado com fatias de cebola e tomate / 1 prato de salada de alface (temperado com molho de iogurte)
•1 hambúrguer (180 g) 1 prato de salada de pepino, tomate, folhas verdes, com molho de mostarda
OS RESULTADOS

Esta dieta lhe permite perder em média 4 Kg (quatro quilogramas) por semana, o que certamente é provavelmente muito mais do que as demais dietas de que você já tenha conhecido antes. Muitas pessoas conseguem resultados ainda mais expressivos, mas isso dependerá do metabolismo de cada um e do quanto cada um tem de gordura armazenada em seu organismo. O ideal é praticar exercícios regularmente, em especial durante a dieta, pois isso acelerará ainda mais a queima de gorduras e conseqüentemente os resultados obtidos.

Entretanto, ela somente pode ser mantida no máximo por 15 dias consecutivamente. Caso queira prosseguir por mais tempo, faça uma pausa de três dias antes de começar seu segundo período de 15 dias. Não tente iniciar um terceiro período, caso contrário você acabará doente e poderá trazer sérios riscos à sua saúde.

Caso você tenha condições, é preferível ter um acompanhamento médico durante a realização de qualquer dieta, especialmente se você tem problemas de saúde como hipertensão ou diabetes.

Após realizar a dieta, convém adotar uma dieta balanceada e de baixa caloria, a fim de evitar que você volte a adquirir peso. Aproveite o sucesso de sua empreitada e faça uma reeducação alimentar. Seu corpo e todas as pessoas que te amam irão agradecer.

FINALIZANDO

Eu não sou médico. Pouco entendo de anatomia ou de medicina. Sou apenas um internauta compartilhando suas experiências. Obviamente, não assumo qualquer responsabilidade sobre quaisquer resultados obtidos por qualquer pessoa que adotar essa dieta ou minhas recomendações.

Por suas características, a Dieta do Cetônico não só pode te ajudar a perder peso, como também a baixar o seu nível glicêmico (já que são os carboidratos que produzem a glicose) e reduzir o seu triglicérides (desde que você não exagere nos queijos amarelos e nas carnes gordurosas).

Sinceramente, espero que estas dicas possam ajudar pessoas a terem melhor qualidade de vida, como estão ajudando a mim e minha família neste momento.

12 comentários:

  1. Estou fazendo esta dieta e já perdi 03 kg em 03 dias. Não sabia que não se pode comer salsicha, porquê? Não é de carne?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá A composição da salsicha possui farinha de trigo.
      Qual foi o seu cardápio

      Excluir
    2. Então, o Grande lance é vc ler tudo, justamente para ter somente aquela margem de 20 gramas de carbo por dia, ficamos inicialmente limitados na alimentação, mas depois tudo se ajusta, coma muita salada verde, suco de limão natural, tem aqueles sucos artificiais, que são muito bons frisco 0carbo, tenha sempre em mãos aquele polenguinho, ele contem 1,1gramas de carbo em cada dois tabletes, então da para se manter sem fome, nao fique mais de 3 horas sem se alimentar pq, quando estamos muitos famintos acabamos passando do limite, mas a propria dieta deixa a gete sem fome, por isso temos que nos lembrar de comer a cada 3 horas.Ah! mais um detalhe importante: Claro que é bom perder peso rapido mas faça um exame de sangue para ver seu nivel de gordura, pq esta dieta é baseada em muita gordura, eu começei a faze-la na integra, depois fui ajustando para mim (até pq não gosto de gordura), entao comçei a comer tudo que tinha menos gordra possivel.

      Excluir
  2. Estou fazndo a dieta a 8 dias e ainda ontem mesmo fui a um churrasco e comi so as carnes mais so no fim fui decobrir q a carne foi temperada com limão rosa e agora ñ sei o q fazr?
    Por favor me responda se poder!!!
    Obrigado!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa! vc já está a 8 dias na dieta, lembre-se de que depois das 48 horas vc pode consumir 20 gramas de carbo, então não há problema. Apenas se mantenha até o fim da dieta, não se preocupe.

      Excluir
  3. ola boa tarde, amei seu blog é maravilhoso bjs

    ResponderExcluir
  4. adorei essa dieta só que quero saber se posso fazer pois tenho anemia não sou gorda só tenho um pouco de flacidez na barriga e isso me incomoda
    obrigada...................

    ResponderExcluir
  5. Ola! bom dia.Muito boa dica.
    Iniciei a minha hoje, vamos ver como funciona!?

    ResponderExcluir
  6. Pode comer pão integral?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode! Pão integral tem farinha e farinha tem carboidrato!

      Excluir
  7. eu comecei a dieta a 5 dias e emagreci apenas 1,2 kg... iniciei na sexta e de sexta pra sábado já emagreci 1 kg, mas estou estranhando q desde sábado parece q estacionei e só perdi 200 gramas...é normal isso? eu estou comendo só o permitido mas não estou contando calorias..tem algum limite de calorias por dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conto calorias, apenas a quantidade de carbo que posso consumir diariamente, quanto a perda de peso, eu perdi rapido e agora so consigo perder 300 gramas por dia no maximo, e se eu passo do limite deixo de perder ou as vezes ganho um pouco. me parece bem normal.

      Excluir